top of page

A produção do seu ensaio - o que você precisa saber antes de sair pros cliques

  • Foto do escritor: Raquel Gomes
    Raquel Gomes
  • 18 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Olá, visitante, cliente e/ou amigo.

Quando você vê aquelas fotos lindas, com tudo combinando, roupas e cenário em perfeita harmonia, os modelos agindo naturalmente e as poses parecendo que foram clicadas sem dificuldade, não faz ideia de todo trabalho que tem por trás.

Antes de fazer um ensaio, fazemos um briefing com o cliente. "Eita, Raquel, o que é briefing, minha filha?"

Segundo o Google Dicionário:

briefing /'bɹifɪŋ/ substantivo masculino 1. ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico). 2. POR METONÍMIA o conjunto dessas informações e instruções.

Como entendemos a falta de tempo de nossos clientes, procuramos fazer esse atendimento por WhatsApp mesmo. É claro que nenhum contato por telefone substitui o café presencial, mas é 2019 e precisamos fazer uso das tecnologias que temos disponíveis, não é mesmo? Nem todo mundo consegue abrir uma brecha na agenda para uma hora de reunião.

"Verdade, Raquel, mas me conta... o que você descobre com esse... briefing?"

Durante uma conversa quase informal, procuro saber detalhes sobre as pessoas que serão fotografadas. Nomes, idades, o que fazem da vida (trabalho, estudo), hobby, gostos. Por exemplo, tivemos alguns ensaios que os clicados gostam muito de Star Wars, então fomos clicar em um lugar onde tem um grafite com personagens da saga. Se a família gosta muito de sorvete, podemos fazer uma parte do ensaio numa sorveteria etc.

Outro detalhe importante da produção é conhecer o local onde as fotos serão feitas. Procuro sempre ir a locais onde eu já fui antes, mas se o cliente pedir um local novo, peço imagens para ter ideia de paletas de cores e de composição. Desta etapa, seguimos para a mais complexa: a escolha do figurino.

Muitas gestantes, principalmente, me questionam por que não tenho aqueles figurinos típicos dos ensaios que vemos por aí, em todos os parques e ruas, e o que eu explico sempre é que a sua roupa tem muito mais valor sentimental para você que a roupa do fotógrafo. Além do custo de mandar fazer uma roupa do tamanho daquela pessoa, com as cores que combinam com ela e o local escolhido, tem o fato de todas as fotos ficarem muito parecidas justamente porque todas usam o mesmo estilo de roupa. Porém, quando a roupa vestida é sua, você vai ter muito mais carinho ao se olhar no ensaio. Quando você pegar a roupa do ensaio para vestir novamente, mesmo após algum tempo, você vai lembrar "eu usei essa blusa no dia das nossas fotos do noivado/gestação" e reviver um pouco aquele momento.

Então, com as cores do local em mente, já sabendo um pouco do estilo da pessoa, faço as ideias de composição de roupas que vão contrastar ou complementar os cenários.

Por último, mas não menos importante, pesquiso com o/a cliente quais as fotos de referência que ela já viu e gostaria de fazer parecido. Ofereço ideias também, diante das informações coletadas, mostrando trabalhos meus e de outros fotógrafos.

Depois disso tudo é só marcar o dia, e partir para a pós-produção. Mas isso já é assunto para outro post.





 
 
 

Comentários


bottom of page